OTIUM completa 10 anos.

OTIUM. Associação Americana de Estudos do Lazer nasce em 2007, durante a realização do Fórum Internacional OcioGune, liderado pelo Instituto de Estudos do Lazer da Universidade de Deusto. Sua vocação de converter-se em uma plataforma de encontro acadêmico que contribua para enfrentar problemas e oportunidades globais comuns com relação aos Estudos do Lazer, através da informação e ajuda mútua, coordenação e execução de projetos conjuntos que superem a capacidade de cada instituição individualmente. Atualmente, essa rede de pesquisa é composta por treze universidades em nove países Iberoamericanos, centradas na promoção da investigação e formação de ponta em ócio, recreação e temáticas afins (tempo livre, cultura, turismo e esporte).

Em 2016, celebramos nosso décimo aniversário. Nos precedem dez anos de intenso trabalho só possível graças ao compromisso de entidades e pessoas representantes da OTIUM no alcance de objetivos marcados pela busca de melhoras na qualidade de vida e bem-estar humano através do lazer e da recreação.

Durante este período, tem se desenvolvido um amplo repertório de projetos e atividades que tem abarcado desde a formação conjunta, passando pela difusão científica e social. Queremos destacar nestas linhas, três ações prioritárias que tem permitido consolidar a Rede e seu papel como um organismo científico neste período:

* Em primeiro lugar, a criação do Boletim OTIUM, em Março de 2015. Com este Boletim buscamos difundir as ações da Rede e a produção científica especializada em lazer mais destacável realizada em países ibero-americanos.

* Em segundo lugar, a assinatura de acordos e o estreitamento dos laços institucionais com outras associações e redes, tais como WL, Associação Mundial de Lazer; ANPEL, Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer ou a Rede OcioGune de Equipes de Pesquisa em lazer. Este marco de relações institucionais, juntamente com a progressiva incorporação de novas universidades que desejam inscrever-se na OTIUM, são boa prova da expansão e consolidação deste Rede pioneira em Estudos de lazer na Ibero-América.

* Em terceiro lugar, a realização de reuniões científicas da OTIUM ao redor de vários temas que, anualmente e com sede em diferentes universidades membros, reúne pesquisadores e pesquisadoras, profissionais e instituições sensíveis ao papel central que o lazer e a recreação estão desempenhando nos novos modelos de desenvolvimento das sociedades atuais e futuras.

Em resumo, tem sido dez anos de intenso trabalho, expectativas, oportunidades e desafios coletivos que temos enfrentado com esperança e responsabilidade, convencidos pela relevância do trabalho de OTIUM a favor de um ócio mais justo, inclusivo e sustentável.

By |2016-09-02T23:14:41+00:00setembro 2nd, 2016|Notícias|0 Comentários