Pesquisa em Andamento:Vereda Últimos Gigantes: Proyecto Interpretación del Patrimonio, Casa Collores, Orocovis, Porto Rico.

vereda

Vereda Últimos Gigantes: Proyecto Interpretación del Patrimonio, Casa Collores, Orocovis, Porto Rico.

Dra. Sandra Bravo, Catedrática
Universidad de Puerto Rico- Recinto de Río Piedras

Um trabalho coletivo de investigação e filmografia realizado pelos estudantes do Bacharelado em Recreação da Universidad de Puerto Rico, campus de Río Piedras. Dentro do curso de Interpretação, selecionou-se como tarefa grupal desenvolver um caminho interpretativo (aplicar os princípios estabelecidos pela Asociación Nacional de Interpretación) para a organização do terceiro setor, Nossa Escola. Teria que se estabelecer a relação entre a escola, a comunidade e a propriedade onde está localizada Casa Collores, buscando convergência entre a cultura local, aspectos sócio- econômicos e a razão de ser desta entidade.O resultado do esforço estudantil é o que apresentamos como: Vereda Los Últimos Gigantes.

O Processo:

Na Universidade se ofereceu aos estudantes os conhecimentos básicos sobre o que é interpretar o patrimônio, as técnicas e os serviços que se podem oferecer dentro desta área profissional. A Dra. Sandra Bravo Rivera, catedrática no campus de Río Piedras, conduziu o grupo por um processo que os levou a se aprofundarem num mundo que combina a comunicação, a recreação e os espaços.

Como metodologia de ensino e aprendizagem, se aceitou o desafio de colaborar com a nossaEescola e explorar a propriedade para ver como poderia-se contribuir para a ampliação de serviços aos visitantes do local. Realizou-se uma viagem de reconhecimento e exploração do terreno: a tarefa se dividiu entre os membros do grupo, onde  alguns se encarregaram de observar a flora e fauna nativa e introduzida, outros indagaram sobre o aspecto cultural, social e econômico usando diversas fontes (dados demográficos, história do desenvolvimento dos povos, desenvolvimento econômico, entre outros). Além disso, entrevistou-se várias pessoas locais, dentre elas um residente que tem colaborado com o local desde a sua criação.

De posso dos dados e do que se observou na visita de campo, se identificaram três possibilidades pata o tema da vereda. Finalmente, escolheu-se enfatizar sobre as espécies de árvores que reflorestaram ou retomaram seu espaço com o passar do tempo (a propriedade cultivou café e cacau em uma determinada época). Decidiu-se também integrar ao trabalho da vereda o conto , Sabios Arboles Mágicos de Jack Delano, por entender que sua mensagem contribuía para o que desejávamos projetar.

Nas equipes de trabalho se desenharam os espaços, a identificação das espécies, onde era necessário instalar pontes, gazebos e placas de direção. Se aplicou uma tecnologia para possuir dados sobre a forma da vereda, e a distância desta (usamos “Map My Hike”, programa mediante um celular). Convidou-se também o fotógrafo Joseph John Hernández para captar imagens de qualidade na apresentação visual e considerando criar mais tarde uma vereda virtual. Logo montamos uma apresentação em power point na qual resumimos o que era a vereda.

Durante o mês de setembro apresentou-se a entidade o produto deste esforço e no final deste mês visitamos a área para verificar os pontos de parada, fazer um vídeo graças a Juan Díaz, fotógrafo profissional, e fechar nosso trabalho: la Vereda “Últimos Gigantes”, proyecto en el campo de la Interpretación, Recreación y Turismo.

By |2016-11-02T16:04:06+00:00novembro 2nd, 2016|Pesquisas|0 Comentários