Lançamento do Livro Ócios e Resistências: crescer e envelhecer em contextos culturais diversos pela Universidade de Aveiro/PT.

O Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio (NECO), do Centro de Línguas Literaturas e Culturas (CLLC) da Universidade de Aveiro (UA), Portugal, lançou no último mês de maio o livro “Ócios e Resistências: crescer e envelhecer em contextos culturais diversos”, organizado pelos investigadores Maria Manuel Baptista, Maria Joana Alves Pereira e Alexandre Rodolfo Alves de Almeida. A edição digital da publicação está disponível em acesso livre na RIA- Repositório Institucional da UA: http://hdl.handle.net/10773/26096

A publicação reúne 11 trabalhos apresentados ao XII Encontro Internacional OTIUM – Associação Ibero-americana de Estudos de Ócio e VI Congresso Internacional em Estudos Culturais, realizado em novembro de 2018, em Aveiro. O encontro teve por objetivo conhecer, estudar e valorizar praticas de ócio que se encontram frequentemente invisibilizadas por serem, em primeiro lugar, não-produtivas e, portanto, desvalorizadas pelo mercado.

O texto de abertura é do Professor Manuel Cuenca Cabeça, proeminente nome no campo dos estudos de ócio. El Ocio como Resistencia: sentido del ocio al evejecer propõe uma reflexão sobre as etapas vitais e um olhar sobre a vida como processo de troca, evolução e brevidade. O autor defende a importância de pensar o ócio dos sujeitos idosos como estratégia de resistência à frustração, ao consumo sem sentido e às imposições sociais.

Ócios e Resistências: crescer e envelhecer em contextos culturais diversos é uma publicação conjunta da Rede OTIUM, NECO e CLLC/UA. O livro foi editado pela Grácio Editor e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

By |2019-07-08T21:01:47+00:00julho 8th, 2019|Notícias|0 Comentários